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Caros colegas,

Hoje é o dia 14 de Agosto de 2009 na cidade de Braga, foi estabelecido um bloger no sentido de pronunciar informações essenciais sobre os conhecimentos científicos nas áreas mais ligados a economia desenvolvimento comum.

Este momento marcante era para colmatar as lacunas que não tinha fornecido nas outras fontes.

Não deixar ultrapassar de pesquisar mais profunda este bloger, muitas coisas importantes que irá encontrar.

Vejam…

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Programa Curricular de Economia do Turismo

I – Introdução
A leccionação de uma disciplina de Economia aos alunos da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, mostra, sobretudo, a preocupação de os sensibilizar para uma área do conhecimento que lhes poderá ser bastante proveitosa para a sua inserção no mercado de trabalho.
Por outro lado, considera-se importante que a formação científica dos alunos reflicta interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos, de forma a enriquecer o técnico e o ser humano, desenvolvendo-lhe simultaneamente a elasticidade do raciocínio.
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II – Objectivos
A disciplina de Economia do Turismo, leccionada no 3º ano da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, tem por principal objectivo, permitir ao aluno o contacto com os princípios e os métodos inerentes à ciência económica.
O aluno deverá obter conhecimentos que lhe permitam apreender o significado dos principais agregados macroeconómicos, bem como dos equilíbrios existentes entre eles.
É também fornecido ao aluno o instrumental teórico-prático que lhe permita uma tomada de decisão racional, quer assumindo o papel de consumidor, quer assumindo o papel de empresário.
Para além dos conteúdos micro e macroeconómicos leccionados, o programa reveste-se ainda de outros conteúdos que se consideram importantes para a formação académica pretendida , como sejam os relativos especificamente á Economia do Turismo.
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III – Conteúdos
  1. Introdução á Economia do turismo
    1.1. A natureza e o âmbito da Economia
    1.2. A Economia do turismo no contexto da ciência Económica
    1.3. Apresentação de alguns conceitos económicos
  2. A procura turística:
    2.1. Aspectos comportamentais do turista
    2.2. Significado e características da procura turística
    2.3. Elasticidade da procura
    2.4. Indicadores da procura turística
  3. A oferta turística:
    3.1. Elementos classificativos da oferta turística
    3.2. O produto turístico
  4. A Economia da empresa turística e os mercados:
    4.1. A “industria turística”
    4.2. Indicadores de analise operacional
    4.3. O investimento e a projecção de necessidades de equipamentos turísticos
    4.4. Problemas de identificação do equilíbrio procura e oferta
  5. O turismo na Economia Nacional
    5.1. A contribuição do turismo para a produção nacional e regional
    5.2. A balança turística
  6. A valorização dos bens no turismo e as externalidades:
    6.1. Bens livres e bens escassos
    6.2. Classificação de externalidades no turismo
  7. Politica económica e gestão do desenvolvimento turístico:
    7.1. A gestão pública e privada no turismo
    7.2. Noções de politica económica no turismo
    7.3. Planeamento e ordenamento turísticos
  8. Os efeitos de dólares americanos na economia das empresas turísticas e na balança de transacções correntes

IV - Avaliação
A avaliação nesta disciplina é feita através do seguinte método:
-Realização de uma frequência que compõe 60% da nota da disciplina
-Realização de um trabalho de grupo que compõe os restantes 40%
-Ou em alternativa, o aluno que não pretender preencher esta avaliação fará um exame final que valerá 100%.
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V – Indicações Metodológicas
A disciplina é leccionada através de aulas teórico-práticas (3 horas semanais).
Na abordagem das várias temáticas serão sempre apresentados aos alunos exemplos tão aproximados quanto possível, da realidade económica actual.
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VI-Bibliografia

  • Paul Samuelson e William Nordhaus, Economia; Mc Graw-hill, 12ªedição, 1988
  • Mário Baptista, O Turismo na Economia, Instituto Nacional de formação Turística,1990
  • Douglas Foster, Viagens e Turismo-Manual de Gestão, Edições Cetop, 1992
  • Robert Lanquar, L’Economie du Tourisme, Presses Universitaires de France, 1992
  • Livro Branco do Turismo, Ministério do Comércio e Turismo, 1991
  • José Carrasco, Promoção Turística, Centro Nacional de Formação Turística e Hoteleira, Direcção Geral de turismo
  • Mário Baptista, Turismo:Competitividade sustentável, Verbo, 1997
  • Licínio Cunha, Economia e Política do Turismo, Mc Graw-hill, 1997
  • Beatriz Lage e Paulo Milone, Turismo:Teoria e Prática, Atlas, 1999
  • Licínio cunha, Introdução ao turismo, Verbo, 2001