I – Introdução
A leccionação de uma disciplina de Economia aos alunos da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, mostra, sobretudo, a preocupação de os sensibilizar para uma área do conhecimento que lhes poderá ser bastante proveitosa para a sua inserção no mercado de trabalho.
Por outro lado, considera-se importante que a formação científica dos alunos reflicta interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos, de forma a enriquecer o técnico e o ser humano, desenvolvendo-lhe simultaneamente a elasticidade do raciocínio.
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II – Objectivos
A disciplina de Economia do Turismo, leccionada no 3º ano da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, tem por principal objectivo, permitir ao aluno o contacto com os princípios e os métodos inerentes à ciência económica.
O aluno deverá obter conhecimentos que lhe permitam apreender o significado dos principais agregados macroeconómicos, bem como dos equilíbrios existentes entre eles.
É também fornecido ao aluno o instrumental teórico-prático que lhe permita uma tomada de decisão racional, quer assumindo o papel de consumidor, quer assumindo o papel de empresário.
Para além dos conteúdos micro e macroeconómicos leccionados, o programa reveste-se ainda de outros conteúdos que se consideram importantes para a formação académica pretendida , como sejam os relativos especificamente á Economia do Turismo.
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III – Conteúdos
A leccionação de uma disciplina de Economia aos alunos da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, mostra, sobretudo, a preocupação de os sensibilizar para uma área do conhecimento que lhes poderá ser bastante proveitosa para a sua inserção no mercado de trabalho.
Por outro lado, considera-se importante que a formação científica dos alunos reflicta interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos, de forma a enriquecer o técnico e o ser humano, desenvolvendo-lhe simultaneamente a elasticidade do raciocínio.
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II – Objectivos
A disciplina de Economia do Turismo, leccionada no 3º ano da licenciatura em Economia do Comercio e Turismo, tem por principal objectivo, permitir ao aluno o contacto com os princípios e os métodos inerentes à ciência económica.
O aluno deverá obter conhecimentos que lhe permitam apreender o significado dos principais agregados macroeconómicos, bem como dos equilíbrios existentes entre eles.
É também fornecido ao aluno o instrumental teórico-prático que lhe permita uma tomada de decisão racional, quer assumindo o papel de consumidor, quer assumindo o papel de empresário.
Para além dos conteúdos micro e macroeconómicos leccionados, o programa reveste-se ainda de outros conteúdos que se consideram importantes para a formação académica pretendida , como sejam os relativos especificamente á Economia do Turismo.
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III – Conteúdos
- Introdução á Economia do turismo
1.1. A natureza e o âmbito da Economia
1.2. A Economia do turismo no contexto da ciência Económica
1.3. Apresentação de alguns conceitos económicos - A procura turística:
2.1. Aspectos comportamentais do turista
2.2. Significado e características da procura turística
2.3. Elasticidade da procura
2.4. Indicadores da procura turística - A oferta turística:
3.1. Elementos classificativos da oferta turística
3.2. O produto turístico - A Economia da empresa turística e os mercados:
4.1. A “industria turística”
4.2. Indicadores de analise operacional
4.3. O investimento e a projecção de necessidades de equipamentos turísticos
4.4. Problemas de identificação do equilíbrio procura e oferta - O turismo na Economia Nacional
5.1. A contribuição do turismo para a produção nacional e regional
5.2. A balança turística - A valorização dos bens no turismo e as externalidades:
6.1. Bens livres e bens escassos
6.2. Classificação de externalidades no turismo - Politica económica e gestão do desenvolvimento turístico:
7.1. A gestão pública e privada no turismo
7.2. Noções de politica económica no turismo
7.3. Planeamento e ordenamento turísticos - Os efeitos de dólares americanos na economia das empresas turísticas e na balança de transacções correntes
IV - Avaliação
A avaliação nesta disciplina é feita através do seguinte método:
-Realização de uma frequência que compõe 60% da nota da disciplina
-Realização de um trabalho de grupo que compõe os restantes 40%
-Ou em alternativa, o aluno que não pretender preencher esta avaliação fará um exame final que valerá 100%.
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V – Indicações Metodológicas
A disciplina é leccionada através de aulas teórico-práticas (3 horas semanais).
Na abordagem das várias temáticas serão sempre apresentados aos alunos exemplos tão aproximados quanto possível, da realidade económica actual.
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VI-Bibliografia
- Paul Samuelson e William Nordhaus, Economia; Mc Graw-hill, 12ªedição, 1988
- Mário Baptista, O Turismo na Economia, Instituto Nacional de formação Turística,1990
- Douglas Foster, Viagens e Turismo-Manual de Gestão, Edições Cetop, 1992
- Robert Lanquar, L’Economie du Tourisme, Presses Universitaires de France, 1992
- Livro Branco do Turismo, Ministério do Comércio e Turismo, 1991
- José Carrasco, Promoção Turística, Centro Nacional de Formação Turística e Hoteleira, Direcção Geral de turismo
- Mário Baptista, Turismo:Competitividade sustentável, Verbo, 1997
- Licínio Cunha, Economia e Política do Turismo, Mc Graw-hill, 1997
- Beatriz Lage e Paulo Milone, Turismo:Teoria e Prática, Atlas, 1999
- Licínio cunha, Introdução ao turismo, Verbo, 2001