O turismo é um dos mais importantes sectores da economia Timor-Leste, representando cerca de 2% do PIB e absorvendo perto de 6% do emprego.
O aumento do número de turistas e a importância estratégica deste sector, traduzida nas receitas que proporciona, na mão-de-obra que ocupa e nos efeitos multiplicadores que induz em várias áreas, tem levado os agentes económicos, perante a concorrência internacional, a adoptar um conjunto de medidas dinamizadoras, especialmente no âmbito da oferta.
Podem considerar-se factores-chave da atracção de Timor-Leste como destino turístico, o agradável clima e a beleza da sua costa marítima. Acresce que a paisagem, a cultura, os locais históricos e monumentos, o ambiente hospitaleiro, as infra-estruturas para a prática de desportos náuticos e radicais, e sobretudo de golfe, bem como o nível da hotelaria são aspectos importantes na qualidade do turismo em Timor-Leste. Timor-Leste como país novo, irá manter a sua participação a nível mundial, ao contrário do que se verifica com muitos dos seus concorrentes asiáticos, apesar da emergência de novos destinos que têm afastado os turistas dos mercados tradicionais.
Embora tenha havido recentemente uma expansão significativa da capacidade de oferta turística no que diz respeita aos alojamentos hoteleiros, verificou-se, por outro lado, um movimento do sentido de uma maior diversificação da oferta. É neste contexto que se enquadra o desenvolvimento importante das modalidades de alojamento que compõem o turismo no espaço rural (turismo de habitação, turismo rural e agro-turismo).
Esperamos que a maior parte dos turistas que irão visitar Timor-Leste são oriundos da Austrália e Japoneses, particularmente dos países da Chineses. Os EUA são a mais importante fonte de turistas fora da Asia.Timor-Leste possui recursos e potencialidades turísticas extraor dinárias sobre as quais se tem vindo a desenvolver uma actividade relevante e com peso crescente na economia do país e que pode permitir, segundo o Orçamento de Estado para 2006, desenvolver o “cluster” Turismo-Lazer como um sector estratégico prioritário para o país. A estratégia de promoção e desenvolvimento deste “cluster” deve atender às múltiplas dimensões do sector, nomeadamente o potencial para aumento das receitas externas, para a cobertura do défice da nossa balança comercial, para o combate ao desemprego, para a valorização do património natural e cultural do país, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos timorenes e para a atenuação das assimetrias regionais.
O futuro do sector passa por uma perspectiva de sustentabilidade ambiental, económica e social, no quadro de um novo modelo de desenvolvimentodo turismo que privilegie a qualidade, seja em termos de ambiente do destino turístico, seja no que refere aos empreendimentos e serviços turísticos.
Por Augusto Mendoça